sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Relatório 03

Antes de iniciar os trabalhos de produção com os alunos, trabalhei bastante os tipos de textos e os gêneros textuais, explicando bem a diferença entre ambos. Listamos na lousa o máximo de gêneros que eles conheciam. Levei vários textos de gêneros diferentes para a sala para que eles lessem. Expliquei e mostrei em alguns textos que um gênero pode apresentar vários tipos de textos e fomos identificando o que era narração, descrição e o qual predominava.
Logo após todo esse estudo, reproduzi um folheto com os seguintes textos: Propaganda do Greenpeace, Receita “Lasanha à recessão gratinada”, Receita de ovo de páscoa e o texto “Balas para crescimento” para que eles lessem e analisassem-nos, pois eu não poderia pedir a produção de um texto sem antes apresentar-lhes alguns modelos do que eu desejava.
Os alunos gostaram muito dos textos, para eles foi uma surpresa, pois pensavam que realmente se tratasse de uma receita. Após a leitura e os questionamentos sobre os textos ficou muito mais fácil propor o trabalho a ser desenvolvido pelos grupos.
Levei várias bulas de remédios e manuais de instrução também para a sala para que eles analisassem.
Como foi um trabalho que me chamou a atenção, resolvi trabalhar com as três turmas. E realmente foi muito gratificante para mim e para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário